Pesquisa

A Gauss Estatística & Mercado pode lhe ajudar na elaboração de seu projeto de pesquisa, e lhe responder qual o melhor tipo de pesquisa para obtenção das informações que necessita. Veja já algumas informações sobre pesquisa que já podem ajudá-lo.


Método Qualitativo

Possibilita a investigação de conceitos, sentimentos e motivações que antecedem ou estão presentes no comportamento do indivíduo e na formação das representações sociais. Os resultados são apresentados em relatórios analíticos elaborados a partir do discurso produzido pelos entrevistados.

A pesquisa qualitativa pode ser utilizada isoladamente ou como parte de um estudo quantitativo. Em conjunto com a pesquisa quantitativa pode ser um instrumento eficiente para o conhecimento e definição das variáveis que serão quantificadas, assim como pode propiciar um estudo mais aprofundado de determinadas variáveis que, após o processo de quantificação, demandam tratamento especial.

A pesquisa qualitativa pode ser executada principalmente com o emprego de duas técnicas distintas:

Grupo de Discussão / Focus Group
Entrevista Individual em Profundidade


Nos Focus Group, um número compreendido entre 7 e 12 integrantes participam de uma reunião informal: juntos em uma sala, são orientados por um moderador a apresentarem suas idéias e posicionamentos em relação a um determinado tema. Esta técnica permite a identificação das forças e dinâmica pertinentes a um determinado comportamento social.

Nas Entrevistas Individuais em Profundidade, um entrevistador aborda as pessoas individualmente, motivando-as a falarem de suas idéias, conceitos e sentimentos.

Tanto o Grupo de Discussão quanto a entrevista individual em profundidade são orientados por um roteiro que permite tanto a investigação de variáveis pré- determinadas quanto a inserção de variáveis identificadas somente pelos entrevistados.


Método Quantitativo

A pesquisa quantitativa é um estudo estatístico, cujo o objetivo é mensurar a intensidade de determinados fenômenos em um grupo de pessoas, como por exemplo a satisfação.Permite o levantamento de um grande volume de informações, pois tem como característica principal, ser um estudo estruturado, como questões objetivas, permitindo comparações e expansão de resultados dentro de um grupo.


Ao contrário da pesquisa qualitativa, a quantitativa permite o levantamento de dados junto a uma amostra significativamente maior, pois ela adota um processo mais estruturado, fácil e rápido. O grande volume de informações é interpretado em blocos, através de cálculos estatísticos que permitam facilitar a tomada de decisão. Para que isso ocorra é necessário um bom planejamento do projeto de pesquisa (definir o objeto, estruturar questionários, definir a amostra, a coleta e o processamento dos dados coletados). A etapa final é a análise dos dados processados e a produção de relatórios.


A Gauss Estatística & Mercado pode possui uma equipe de mestres e doutores com vasta experiência para estruturar o seu projeto de pesquisa e lhe fornecer informações que serão utilizadas como suporte em sua tomada de decisão.
 
Métodos de coleta de dados quantitativos:

  • Entrevista na rua
  • Entrevistas em domicílio
  • Pesquisas online
  • Pesquisas via SMS
  • Pesquisas telefônicas



Voltar para Início