Publicações

A Confusão Do Consumidor No Processo De Escolha Do Produto

ste estudo explora o processo decisório e avalia o fenômeno da confusão do consumidor produzido por ambiguidade, excesso e/ou similaridade das informações apresentadas. Realizou-se um survey via internet com 458 respondentes. O estudo indicou que o nível de confusão tem como antecedentes o grau de maximização do indivíduo e o seu nível de envolvimento com o produto. O perfil demográfico atua como moderador da relação entre o envolvimento e a confusão do consumidor. Já como consequente existe a intenção de compra, maior busca de informações, diminuição do número de alternativas, procura de ajuda com terceiros, postergação da decisão. 

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As Relações Entre O Desempenho Ao Longo Da Carreira E O Comprometimento Organizacional 

Verificou-se o relacionamento entre comprometimento organizacional (Meyer e Allen,1991) e desempenho acumulado ao longo da carreira. A amostra foi de 226 em uma população de 963 empregados. Os dados foram coletados via questionário composto de perguntas demográficas, funcionais e indicadoras da participação relativa das dimensões afetiva, instrumental e normativa no comprometimento dos respondentes. Há alto índice de empregados comprometidos organizacionalmente (94,7%), especialmente quanto à dimensão afetiva (88%). O comprometimento organizacional afetivo e o normativo se relacionaram significativamente com: idade, estado civil,dependentes e tempo de empresa. Função gratificada e escolaridade se relacionaram significativamente com “desempenho”. 


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Gestão de Carreiras no Setor Público: Estudo sobre o Processo de Inovação e a Resistência dos Servidores em um Governo de Estado


O objetivo deste artigo é identificar o nível de cooperação e o nível de resistência dos servidores públicos de Minas Gerais em relação à implantação dos novos Planos de Carreiras (PC) pelo governo, ressaltando as variáveis que potencializam a resistência dos indivíduos.

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Identificação e Imagem do Servidor Público: um estudo com os usuários do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais  

O objetivo deste trabalho foi analisar a imagem do servidor público do ponto de vista dos usuários do Fórum Lafayette do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Foram identificados os atributos centrais e periféricos de maior importância na formação da imagem e a relação entre esses atributos e dimensões da imagem, tais como: cognitiva, simbólica, funcional e emocional. Observou-se que a imagem do servidor do Fórum Lafayette, de maneira geral, é positiva. De maneira específica, sob a perspectiva dos advogados, é negativa, entretanto, para os cidadãos que figuram como parte em processos judiciais, a imagem é positiva. 

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Competência em Marketing e Performance: os Construtos, as Dimensões e suas
Relações

Apesar de existirem alguns estudos que exploram as relações entre competências em marketing e performance, esta pesquisa tem como objetivo avançar no conhecimento sobre assunto. Sendo assim, cumpre os seguintes objetivos: propõe e valida uma nova escala para mensurar o construto de competência em marketing e suas dimensões no contexto brasileiro; identifica o impacto das competências em marketing individualmente na performance das organizações; avalia o impacto das competênciasna performance, considerando a interação entre as competências. Os resultados sugerem que as competências, quando consideradas em conjunto, têm impacto superior do que quando consideradas isoladamente. Sendo assim, o estudo apresenta importante contribuição, tanto acadêmica quanto gerencial: reforça o conceito de competência como resultante deum processo integrado através do qual os recursos tangíveis e intangíveis são atrelados a fim de criar valor para o cliente, bem como hierarquiza as dimensões de competência segundo sua contribuição para a performance. 


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A Influência da Estrutura Matricial no Comprometimento com a Carreira em Comparação com a Estrutura Tradicional: Um Estudo de Caso na Emater-MG

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo verificar a influência da estrutura matricial, integrante do Sistema Integrado de Gestão-SIG da Empresa Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural-EMATER-MG, no comprometimento com a carreira dos profissionais que atuam como gestores de programas e projetos, em comparação com os profissionais que permanecem em sua estrutura tradicional. 

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A Sobrecarga De Informações Diante Da Atenção, Interrupções E Multitarefas

O artigo buscou analisar fatores relacionados à sobrecarga de informações, Information Overload (IO), na percepção dos trabalhadores do conhecimento quanto as relações e o grau de importância dos fatores utilizados no framework criado por Eppler e Mengis (2003). O modelo encontrado apresenta associações definidas e reforça o modelo estudado. O constructo Tarefa e Processo, em que estão inseridas a multitarefa e a interrupção, apareceram em primeiro lugar na explicação do fenômeno de IO. A dificuldade de atenção obteve correlação positiva com a sobrecarga de informações e o uso de e-mail, rede social, celular, tecnologias wireless interferem na sobrecarga de informações. 

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The Influence Of Involvement With The Product In The Purchase Intention And The Use Of Decision Strategies

This study aims to evaluate the relationship between the dimensions of involvement with the product, the degree of individual maximization and the intention of buying it. Beyond these aspects the study evaluated the relationship between purchase intent and decision strategies used by individuals. A study was conducted with 458 Web respondents and used the method of structural equations to obtain the results. It was found that the higher the degree of engagement (in four of the five dimensions studied), the greater the intention to purchase, and the higher the purchase intention, the smaller the use of decision strategies. As a result it was also found that even the higher the degree of maximization of the individual, the higher the use of decision strategies.

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Relacionamento de Qualidade no Comércio Eletrônico

A inovação tecnológica permite diferentes estratégias no atendimento de desejos e necessidades dos clientes. Em comparação com as lojas físicas tradicionais, o comércio electrônico oferece acesso e processo de pesquisa mais fácil para o comprador, permitindo-lhe encontrar a oferta mais adequada em relação à marca, preço, entrega e frete. Este cenário aumenta o desafio das empresas para desenvolver uma abordagem de marketing baseada em um relacionamento de qualidade com seus clientes, ao invés de uma perspectiva transacional, o que às vezes pode significar uma única compra. Este artigo relata a construção de um modelo para medir a qualidade do relacionamento entre consumidores e empresas de comércio eletrônico, explorando variáveis demográficas, atitude, comportamento e lealdade em relação a compras eletrônicas, valor percebido, comprometimento, satisfação e confiança. Realizou-se uma survey com clientes de uma empresa brasileira de comércio eletrônico que realizaram compras no período de 2009 a 2013, utilizando-se uma amostra não probabilística extraída de seu banco de dados. Os resultados iniciais levaram à ampliação da pesquisa com a inclusão dos construtos valor percebido, comprometimento, satisfação e confiança utilizando Modelagem de Equações Estruturais.

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